Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LM, fast foodie

Pasta-expert *** Master na arrumação da caixa de sushi *** Doutoramento na cozinha do desenrrascanço *** Veggie Friendly *** Viciada em comer-fora e arruinar carteiras

24
Jun19

Big Fish Poke

LM

Não sei como começar este review. Não sei como descrever esta experiência sem cair num cliché... "Aiii LM porque quando és convidada para ir a algum sítio tens sempre que dar reviews maravilhosos", não é bem assim. Mas aqui vai acontecer, e com todo o mérito do Big Fish Poke.

Quando lá cheguei à porta, fiquei parva a apreciar o magnífico vitral a imitar as escamas dos peixes, já me esperavam com um sorriso gigante na cara. Toda a equipa é 5 estrelas e acolheram nos como família. As mesas são praticamente inexistentes (andam duas lá escondidas) porque o grande "tcharam" do espaço é o balcão (ao estilo japonês) que compõe a maioria dos lugares. Vista privilegiada para toda a preparação do que vamos provar!

IMG_20190606_192604.jpg

 

Eu não tenho grande experiência gastronómica em bowls e cenas dessas, mas conheço três coisas que andavam por ali: peixe cru, arroz de sushi e algas. É a minha praia! E na verdade, os bowls apesar de terem origem havaiana, a sua influência é claramente japonesa!

Depois de uma introdução ao conceito e história do espaço, onde ficamos a saber que esta malta sabe bem o que está a fazer, o Big Fish passou a ser para mim uma referência para Pokes ainda antes de provar o que vinha dali! É muito gratificante saber que estes projetos são pensados a sério, são estudados meticulosamente, a qualidade dos produtos está acima de tudo... Até vieram pros do USA para conceber a carta! Acima de tudo, fazem pokes com todo o respeito à tradição havaiana e que nada têm a ver com aqueles pokes dos centros comerciais. Como diria a minha bisavó, "na há cá misturas"!

O chef Luís Gaspar após esta introdução, mostrou nos o tamanho do bicho que foi utilizado no jantar e digo-vos que meteu respeito (não aconselho a seguinte foto a pessoas Vegan)! 

IMG_20190606_202431.jpg

 

Começámos as entradas por um snack de base arroz desidratado com atum, salmão e corvina. Estes snacks são diferentes todos os dias porque são utilizadas as aparas dos peixes (que nos bowls, devem ser cubos perfeitos como manda a própria origem do nome poke=pedaço). 10 pontos na sustentabilidade! Yey

Também Tuna Musubi, que é um gênero de um rolo de sushi mas em rectângulo e ainda um Tuna Tartare com ovo de codorniz e ananás braseado. Tudo maravilhoso devido a 3 coisas que eu amo: peixe imaculado, arroz perfeito, boa confeção!

20190624_174633-COLLAGE.jpg

 

Entretanto perdi um bocadinho o foco com o cocktail que o Fernão Gonçalves nos preparou. Estava tão lindo lindo lindo! Fomos bebericando enquanto serviram as entradas, tinha um forte sabor a amendoim que não é muito a minha cena. De qualquer forma já me conhecem, bebi na mesma.

IMG_20190606_202759.jpg

Logo de seguida veio o melhor sake que já percorreu este estreito: Takara Sparkling Mio (não fazia a mínima ideia que havia um sake que eu pudesse amar, fiquei também a conhecer!)

Agora passando à minha parte favorita da noite: Poke bowl do demónio. Na carta vão encontrá-la como Poke Big Fish e é simplesmente de nos levar ao Inferno de tanto pecar com luxúria! Nossa! É extremamente perfeita: atum, arroz, algas, cebola crocante... Eu poderia vos dar a lista dos ingredientes mas não vale a pena. É bom mesmo!

IMG_20190606_214404.jpg

Para essas pessoas ignorantes que acham que o Poke está carregado de arroz e pouco peixe (essas pessoas ignorantes era eu também ok?), os chefs pesam cuidadosamente os ingredientes para que a proporção seja perfeita (60/40 se não estou em erro!)

A próxima bowl foi algo que me assustou mal vi a carta. Foi feita especialmente para a época dos santos populares. Ora, eu adoro Santos populares, mas odeio sardinhas. E quem é ela quem é??? É a Sweet Pepper Sardine! Para ajudar à festa tem pimentos... LM em pânico. Contudo, linda e crescida como sou, enfrentei a bicha e comi. 

Agora vamos ser sinceros, aqui entre nós os dois ou duas... Eu queria mais da outra, vezes 20 se possível, mas eu também gostei desta. ESCÂNDALO. Agora tenho de admitir em público que comi sardinhas quando faço há 30 anos cara de enjoada a comer essa porra.

Bem, estava óptimo. A combinação da sardinha com tomate cherry, cereja, pimentos... Aquilo era uma grande mixórdia que no fim, mais uma vez, estava óptima. (Mas comia mais dois do primeiro, ou 20).

IMG_20190606_222309.jpg

Por mim, ficava por aqui... Mas não! Ainda vinham as sobremesas! A Malassada apesar de ser típica do Hawaii tem influência Portuguesa (estamos em todo o lado!) e faz muito lembrar as bolas de Berlim, mas tem um recheio de batata doce e são muito mais consistentes. Para finalizar experimentámos o Chocolate Kilauea, com chocolate do Equador, wasabi, iogurte e sal negro do Hawaii, num tributo ao vulcão havaiano com o mesmo nome. Estava delicioso, mas penso que demasiado intenso para uma só pessoa! 

IMG_20190606_225452.jpg

IMG_20190606_231720.jpg

No meio disto tudo ainda experiementámos uns quantos sakes: Otora Junmai, Suppai Umeshu... Mas foi o primeiro que me marcou. A acompanhar a sobremesa bebemos um chá especialmente produzido para o Big Fish com notas de cacau e cardamomo. Muito bom!

 

Bem, não sei se me estiquei muito na descrição, mas para tornar isto ainda um maior cliché: não há palavras suficientes para descrever esta experiência. Foi mesmo, mesmo mesmo, muito bom!

Obrigada mais uma vez à Zomato por tornar estas noites de convívio foodie cada vez melhores e ao Big Fish pelo excelente trabalho e extraordinário projeto!

 

 

Big Fish Poke Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Zomato Blogger

View my food journey on Zomato!

Zomato

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

Sigam no Instagram @lmnottobacco

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.